-->

sábado, julho 25, 2015

Como eu meço uma amostra

Quando tenho que fazer uma amostra para ter uma tensão (gauge) para usar de comparação com receitas e projetos que quero seguir, normalmente uso uma ferramenta dura de medida, por exemplo régua em vez de fita métrica.

Recentemente (nem tanto) comprei um paquimetro que é meu xodó (precisão de 0.02mm) é ele que tenho usado.
Primeiro, conto o número de pontos, e a seguir meço esse intervalo:

2015-07-18 08.54.57

Depois faço o mesmo com as carreiras. Dependendo da amostra/fio/angulação, peço ajuda aos alfinetes para delimiar a área que vou medir, assim fica bem mais fácil não perder o foco e fazer uma conta certinha:

2015-07-18 08.56.48

Tendo essas medidas, é só fazer a conversão tradicional em regra de três para achar a quantidade de pontos dentro de 10cm e feito.

Além disso, uso meu paquimetro para medir a bitola das agulhas que compro por aí, as chinezinhas, por exemplo. Nem sempre a agulha 3,5mm mede realmente 3,5mm. Tenho uma agulha 4mm que mede 3,8mm

Outro uso interessante do paquimetro é quando você tem um tubo de miçangas mas não sabe que número elas são:

2015-07-18 09.16.37

A miçanga é tão minúscula que minha câmera nem conseguiu focar.

Aí você descobre seu tamanho assim:

2015-07-18 09.17.15

2,3mm =D

Um comentário: