-->

terça-feira, novembro 12, 2013

Meu percurso na costura até agora (costura para iniciantes)


Logo depois de testar a máquina, de ler o manual, e de comprar os primeiros apetrechos (linhas, tecidos, encimento, ziper) a primeira coisa "coisa" que eu fiz foi essa necessaire.

Ela saiu torta, a caixa de leite está torta, a altura não ficou muito proporcional, mas o ziper fecha lindamente!

Não segui um tutorial, mas juntei vários tutoriais de necessarie que achei pela internet.

Como referência, deixarei esse video que me ajudou por demais!






Então, me bateu uma vontade de fazer essa peça redonda! Dificil costurar redondo, né? Pois bem, eu treinei bastante nessa bolsinha porta foninho de ouvido, e até que não achei um bicho de sete cabeças não! Além do que a bolsinha ficou um mimo! (talvez, pros meus fones, eu faria um pouco maior, eu comecei essa com um circulo de 11 cm, e usei margem de costura de 0,5cm. Achei que poderia ser um ou dois centímetros maiores.

O tutorial, passo a passo, está aqui http://www.erinerickson.com/2011/11/circle-zip-earbud-pouch-tutorial/




Então, resolvi fazer um presente para uma grande amiga que faz aniversário em Dezembro. Eu já namorava essa bolsinha a muito-muito tempo! Acho que achei ela no começo do Pinterest! Só que eu fiz dupla face, e só usei o tecido de fora e o tecido do forro, ambos 100% algodão (tricolinão velho de guerra). Ou seja, não coloquei manta ou intertela. Como de se esperar ela ficou molenguinha, mas era assim que eu queria.

As cores escolhi para minha amiga. Se eu tivesse feito para mim, teria chamado essa bolsinha de engana mamãe, de um lado uma estampa meiga do tipo "vou na missa", do outro uma estapa cheguei, do tipo "tô facinho na balada". Daí, o engana mamãe que acha que tô indo na missa mas vou me acabar no putzputz (vixi olha que papo de gente velha)

Tutorial, passo a passo aqui, http://pm-betweenthelines.blogspot.com.br/2009/11/messenger-bag-tutorial.html


E então fiz meu porta tablet. Queria um bolso frontal para guardar meu paninho de microfibra que uso para limpar o touch quando ele fica melequento de tantos dedos.

Esse projeto é meu, não tem tutorial nem medida porque fiz da minha cabeça. Foi bem desafiador, mas foi ótimo!

Eu havia feito a lapela (como chama aquele negócio que tem o velcro e é usado para fechar?) muito curta, então tive que refazer na hora de costurar tudo junto. Ou seja, step-back na lapela....

Mas, aproveitei a oportunidade para fazer a costura redonda mais perfeita de toda a minha vida! Tanto a interna quanto a externa. Achei que ficou perfeito tanto na hora que virei e não ficou aqueles babados ou picos, quando no arremate.

Olha o  detalhe aí! Clica que aumenta (ui)



Nenhum comentário:

Postar um comentário